O Centro Universitário UNIFTEC sempre esteve atento aos sinais disruptivos de que a tecnologia e os novos negócios trazem para o mundo do trabalho. No UNIFTEC, tenta-se antecipar os movimentos globais para oferecer formações ao mercado educacional que gerem domínio tecnológico, empregabilidade e principalmente capacidade empreendedora. Como isso, nos últimos anos, foram criadas e implementadas várias iniciativas na infraestrutura e projetos para atender a esse contexto, tendo como pilar a iniciação científica.
A IES possui uma infraestrutura de laboratórios, espaços de aprendizagem e equipamentos modernos, necessários e adequados propícios para realização de pesquisa e inovação incremental, que contribui com o desenvolvimento dos setores produtivos locais. Todos os semestres, acadêmicos em final de curso elaboram seus Trabalhos de Conclusão de Curso ou Projetos de Final de Curso, promovendo a pesquisa científica na instituição. Além disso, o UNIFTEC conta com cursos de pós-graduação, uma câmara de pesquisa de pós-graduação e um programa de iniciação científica em implementação.
A Coordenadoria de Pesquisa e Extensão está inserida dentro da Pró-Reitoria de Tecnologia, Inovação, Pesquisa e Extensão e tem como escopo planejar, coordenar e promover as atividades de pesquisa do UNIFTEC. Para isso, são desenvolvidas ações que fomentem a pesquisa, junto à comunidade interna, e a comunidade externa.
Contato: (54) 3027-1300
Email: ensinoeregulacao@acad.ftec.com.br
As pesquisas que envolvem seres humanos devem atender aos fundamentos éticos e científicos, por isso necessitam de aprovação prévia no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). O Centro Universitário UNIFTEC sabe da importância do CEP, que busca proteger os direitos dos e dignidade dos cidadãos, sujeitos da pesquisa. Por isso, está em processo de obtenção de um CEP, que irá atender essas demandas da sociedade local.
ATENÇÃO! Prezado(a) acadêmico(a), se a sua pesquisa científica envolve seres humanos, procure orientação com o seu coordenador de curso, durante o delineamento da pesquisa.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: cepuniftec@acad.ftec.com.br
A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) é uma comissão permanente, de caráter consultivo, deliberativo, educativo e autônomo. O Centro Universitário UNIFTEC está em processo de obtenção de seu próprio CEUA.
ATENÇÃO! Prezado(a) acadêmico(a), se a sua pesquisa científica envolve o uso de animais, procure orientação com o seu coordenador de curso, durante o delineamento da pesquisa.
Atualmente, as demandas que necessitam passar pela análise do CEUA devem ser encaminhadas para o e-mail: ceuauniftec@acad.ftec.com.br
O Centro Universitário UNIFTEC promove programas e projetos de pesquisa científica, voltados para as áreas da Engenharia, Saúde, Agrária, Humana e Social Aplicada.
O Centro Universitário UNIFTEC está constituindo um Programa de Iniciação Científica institucional, voltado para as áreas de Engenharia, Saúde, Agrária, Humana e Sociais Aplicada. Nele alunos de diferentes áreas poderão desenvolver suas pesquisas sendo orientados por professores mestres e doutores, pesquisadores do UNIFTEC. Serão implementadas bolsas de iniciação científica do UNIFTEC (BIC/UNIFTEC). Além disso, serão abertas vagas para que voluntários realizem as suas pesquisas.
Fique atento(a)! O edital será publicado aqui, a partir de julho de 2023.
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma Unidade Curricular obrigatória para obtenção do diploma dos cursos de Bacharelado e Licenciatura do UNIFTEC. Nele são aplicados os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, propiciando aos estudantes desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao conhecimento científico e a práticas vinculadas à pesquisa de temas atuais. A Norma Brasileira 14.724 para a Apresentação de Trabalhos Acadêmicos (ABNT, 2011) define Trabalho de Conclusão de Curso como:
Os TCCs do UNIFTEC são elaborados a partir de um Plano de Projeto, sendo que os acadêmicos contam com a orientação de um docente em todas as suas etapas. Na etapa final, o trabalho é avaliado por uma Banca Examinadora.
Prezado acadêmico, verifique juntamente com o seu professor orientador o regulamento do TCC do seu curso e as etapas para sua realização.
Descrição: A pesquisa visa a especificação e desenvolvimento de um sistema tutor inteligente para auxiliar no ensino e aprendizagem de trigonometria para alunos dos cursos Superiores de Engenharia. Além dos elementos tradicionais de tutores inteligentes (modelo especialista, modelo pedagógico, modelo de aluno e interface de usuário), o sistema busca disponibilizar para o aluno um agente conversacional no formato de chatbot com o qual possa interagir em linguagem natural, ou seja a aplicação de um chatbot como tutor para o ensino de Trigonometria, aliando tecnologias de Deep Learning, Linguagem Natural, Tutores Inteligentes e agentes conversacionais.
Integrantes: Neiva Larisane Kuyven, Alexandra Cemin, João Luis Tavares da Silva, Carlos André Antunes, Vinicius João de Barros Vanzin, Daiana Ribas Ribeiro Simão, Everton Atanasio de Matos, Bruno Fach, Rafael Schnorrenberger da Rosa, Patrick Pronobi Rodrigues
Objetivo geral: Este projeto tem como objetivo desenvolver um modelo capaz de analisar os impactos das inovações tecnológicas no desempenho inovador do ecossistema de negócios da vitivinicultura na Região Metropolitana da Serra Gaúcha (RMSG), utilizando o Modelo Spinner.
Metodologia: Para atingir os objetivos propostos, será utilizada uma abordagem mista, incluindo uma fase qualitativa e uma fase quantitativa. A fase qualitativa incluirá inicialmente a consulta a periódicos nacionais e internacionais para confirmar e complementar as teorias que serão empregadas na pesquisa e a relação entre elas, através da revisão sistemática da literatura sobre teorias, antecedentes e consequências das inovações tecnológicas e o desempenho inovador com o uso do modelo Spinner. Após a identificação das teorias, será realizada a fase qualitativa, que deverá ser apoiada por entrevistas com participantes do ecossistema de negócios da vitivinicultura e serão analisadas através da análise de conteúdo. Para encontrar as relações e construir o indicador para medir o nível de desempenho inovador será utilizada a Modelagem de Equações Estruturais e as Redes Neurais Artificiais. Resultados esperados: Os resultados desta pesquisa visam contribuir tanto para as empresas como para a academia. Para as empresas com o entendimento dos impactos das inovações tecnológicas no desempenho inovador. Na academia com a formação de pesquisadores através da participação de mestrandos e bolsistas de iniciação científica técnica e tecnológica na investigação.
Integrantes Diego Luis Bertollo, Marta Elisete Ventura da Motta, Maria Emilia Camargo, Aprígio Teles Mascarenhas Neto, JERONIMO BECKER FLORES, JOÃO LUIS TAVARES DA SILVA, RODRIGO ARRUDA, ALEXANDRA CEMIN, HILTON HENRIQUE CRUZ SANTOS PEREIRA e BIANCA FEDATTO CAPOANI.
Descrição: A prática de ESG traz benefícios para a população e valor para a empresa que a conduz. Com base nesses princípios o presente projeto é proposto com o objetivo de propor inovações, práticas e soluções para que se atinja a sustentabilidade Nesse projeto serão realizadas pesquisas em prol do meio ambiente, integrando energias renováveis e alternativas, soluções para resíduos, minimização de recursos hídricos, emissões atmosféricas, despoluição, perda de biodiversidade e agropecuária sustentável. Soluções que promovam a qualidade de vida o bem-estar das pessoas, envolvendo saúde, educação, redução das desigualdades. Melhores práticas de governança, envolvendo, ética, responsabilidade, liderança em prol das decisões para pessoas nas organizações.
Metodologia: Para que seja atingido o objetivo proposto, serão realizadas visitas às empresas parceiras e um levantamento das suas necessidades em ESG. Após a equipe se reunirá para propor soluções e um plano, contendo o cronograma de execução. As ações propostas serão realizadas e será feito a análise dos resultados obtidos. Os resultados positivos serão incorporados a rotina das empresas. Resultados esperados: Com a realização desse projeto espera-se que as empresas estudadas incorporem rotinas práticas em ESG promovendo a sustentabilidade e trazendo benefícios para as empresas.
Integrantes: Leticia Osório da Rosa, Débora Frizzo, Stela Maris da Silva, ANA PAULA VARGAS VISENTIN, Diego Pereira Tarragó, Hinoel Zamis Ehrenbring, SÉRGIO AUGUSTIN e SUELEM DAIANE FERREIRA.
Objetivo Geral: O presente projeto tem por objetivo propor práticas educacionais em diferentes áreas de conhecimento, podendo envolver tecnologias, para auxiliar o processo de ensino aprendizagem na Educação Básica.
Metodologia: Para alcançar o objetivo serão propostas as seguintes etapas nas práticas em educação: -observação, momento em que será realizada a observação da turma a quem a prática é destinada; -problematização, elaborada a partir da observação; -planejamento, em que será realizado o planejamento da prática com base na problematização; - intervenção pedagógica, que é a execução do planejamento; e -reflexão, em que será realizada uma avaliação e reflexão crítica sobre os resultados obtidos.
Resultados Esperados: Espera-se que a partir da realização desse projeto atinjam-se melhores práticas no processo de “ensinar” e “aprender”, contribuindo também para a formação do professor-pesquisador na Educação Básica, que a partir da problematização, propõe soluções e reflete criticamente sobre os resultados obtidos.
Integrantes: Leticia Osório da Rosa, Luciana Idiarte Soares Falkenbach, Alexandra, Daiane Sandi, Débora Frizzo, Muriel Lago, Sabrina Marques Maciel, Stéfani Mano Valmini, Ana Carolina Sirtori, Janaína Bohn, Bianca Manica, Aline Rabelo, Tassiane Fonseca de Oliveira, Giovana Costa da Silva Milena Areolina Vieira da Silva .
Em breve!
As atividades de extensão são desenvolvidas pelas instituições de ensino com o objetivo de compartilhar conhecimento com a sociedade. No UNIFTEC, a extensão é norteada pelos seguintes princípios:
● Vinculação às atividades de iniciação científica e integrada ao currículo dos cursos;
● Foco nas necessidades sociais e demandas comunitárias;
● Superação da prática assistencialista para a consolidação de uma prática educativa dialógica.
O UNIFTEC se empenha para consolidar a iniciação científica e a extensão como prática permanente e fonte de retroalimentação para as atividades de ensino. As ações de extensão são baseadas em princípios éticos e de responsabilidade social, levando em consideração as demandas da comunidade, e com o envolvimento de docentes, discentes e funcionários da instituição.
Os Projetos Integradores Institucionais (PIs) permitem que os discentes do UNIFTEC desenvolvam a expertise do trabalho interdisciplinar, de modo a favorecer a integração de todas as competências desenvolvidas ao longo dos cursos, e de capacitá-los a atuar no mundo do trabalho, relacionando-se com áreas diferentes, e conseguindo perceber cada projeto (acadêmico e profissional) de forma sistêmica. Além disso, eles proporcionam atividades de extensão, e são ofertados conforme as diretrizes de cada curso. Os PIs desenvolvidos no UNIFTEC são:
O UNIFTEC possui um setor de Carreiras e Oportunidades (CeO). Para conhecê-lo acesse:
https://www.ftec.com.br/servicos/voce/carreiras-e-oportunidades/
No UNIFTEC de Caxias do Sul, empresas e pessoas jurídicas encontram um ambiente de coworking, que oferece infraestrutura física e assessoria de professores para o desenvolvimento de atividades. Para informações sobre esta facilidade, entre em contato com a coordenação dos cursos superiores.
Plantão de orientações gratuito que é oferecido à comunidade pelos professores e alunos do curso de Ciências Contábeis. Os plantões são previamente divulgados pelas redes sociais da instituição.
Fique por dentro e participe dos eventos e mostras realizados pelo UNIFTEC!
Verifique aqui os eventos já realizados no UNIFTEC
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ATENÇÃO
Para a promoção de eventos no UNIFTEC, entre em contato com setor de Comunicação e Marketing, ou abra um chamado em https://helpdesk.ftec.com.br/
Em todos os finais de semestres é realizado no Ambiente Virtual de Aprendizado do UNIFTEC a Mostra Acadêmica dos PI’s. Nesta mostra os discentes dos cursos de graduação apresentam os projetos desenvolvidos nos Projetos Integradores Institucionais.
Fique ligado no AVA-UNIFTEC (https://ava.uniftec.com.br/) e acompanhe as próximas edições!
Entende-se que, o ensino, a pesquisa e a extensão são indissociáveis e devem fazer parte da formação do acadêmico. Por isso, desde 2019, o UNIFTEC promove uma Mostra Científica, que é ampliada a cada ano. Essa Mostra tem como objetivo promover a produção de conhecimento científico, de tecnologia e de inovações por meio de projetos, com apresentação aberta à comunidade, que dissemine e estimule a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão.
Faça parte dessa história, participe das próximas edições!
Em breve maiores informações sobre a edição de 2023.