A educação é a atividade humana que tem por finalidade instrumentalizar o homem para viver e conviver na atualidade. Ela somente será válida e efetiva se a instrumentalização for adequada às demandas e acompanhada da humanização. A educação, de modo especial no Ensino Superior, precisa desenvolver competências e habilidades de modo a fazer com que o sujeito interaja com sucesso em meio a um mundo de informações e tecnologias. Dessa forma, o Grupo Uniftec reforça o seu compromisso para com a sociedade contemporânea ao promover cursos alinhados ao contexto socioeconômico mundial, os quais visam à formação de egressos capazes de interagir adequadamente nesse meio.
Metodologia dos Três Fazeres
O histórico e o perfil do Grupo Uniftec demonstram que, desde seu surgimento, a instituição esteve sempre voltada para o ensino prático e à formação de profissionais aptos para o mercado de trabalho. Isso significa dizer que a preocupação em ensinar a FAZER sempre esteve presente no DNA da instituição. As aulas desenvolvidas no Centro Universitário Uniftec e nas Faculdades Ftec seguem um padrão metodológico que envolve três FAZERES importantes e necessários para que a aprendizagem efetivamente aconteça.
São eles:
- CONTEXTUALIZAÇÃO - APLICAÇÃO - TEORIZAÇÃO
A metodologia do FAZER ganha vida na sala de aula e por meio dos diferentes projetos realizados nas disciplinas, os quais colocam o acadêmico em contato com o mundo do trabalho e com a realidade profissional. A infraestrutura da faculdade, com seus laboratórios, ambientes e experimentos, contribui significativamente para a vivência de atividades práticas ao longo da formação do educando.
As competências, habilidades e as bases tecnológicas constituem os saberes a serem desenvolvidos pelos alunos, ou seja, o currículo. Nesse sentido, a interdisciplinaridade torna-se imprescindível, viabilizando a contextualização e inter-relação das partes, fatos e fenômenos isolados. O foco está na investigação dos processos de mediação em conexão com os processos cognitivos (aprendizagem). O currículo organiza-se de modo a dar conta da formação de um profissional conforme os perfis de egresso do Grupo Uniftec e do próprio curso.
São consideradas competências profissionais necessárias ao profissional do séc. XXI (DeAquino, 2007):