Prof. Dra. Kelly Bienk Dias - Professora do Curso de Odontologia do Centro Universitário Uniftec – Bento Gonçalves
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, a campanha criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária que completa 10 anos no ano de 2024, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito. Durante todo o mês, diversas atividades, apoiadas por órgãos públicos e privados são realizadas em todo o mundo com o propósito de orientar os motoristas, ciclistas, pedestres e passageiros sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar medidas que possam contribuir para a redução de acidentes e mortes (Fundacentro, 2023).
Os acidentes de trânsito, têm sido a segunda causa de morte no Brasil e são considerados um problema de saúde pública, onde são a principal causa de morte para pessoas de 5 a 39 anos de idade desde a década de 80. Estes acidentes resultam em uma série de danos aos indivíduos e à sociedade, através de altas despesas médicas e hospitalares; sequelas temporárias ou permanentes; invalidez, morte; perda de dias de trabalho; despesas indenizatórias; entre outros. Estudos realizados em algumas cidades brasileiras mostraram que os motociclistas se destacam na ocorrência de acidentes de trânsito por estarem diretamente expostos a colisões com veículos ou objetos estacionários (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2023; PAGLIARINI et al., 2023).
O principal fator etiológico relacionado às fraturas faciais é o acidente de trânsito (83,3%), incluindo acidentes de moto e carro, onde o perfil epidemiológico dos pacientes vítimas de fraturas do complexo bucomaxilofacial é constituído por homens entre a segunda e quarta décadas de vida, conduzindo motocicletas. Deve-se considerar ainda a importância deste tipo de traumatismo pela face se projetar a partir da região craniofacial em relação as demais estruturas do corpo, compreendendo diversas estruturas anatômicas nobres, tais como a cavidade nasal, oral e orbitaria, interligadas e associadas com componentes do sistema nervoso central, todos passíveis de sequelas graves se não óbito (Maia et al., 2021).
O uso de capacete para os motociclistas e ciclistas, bem como para usuários de patinetes, skates e afins é de suma importância na proteção frente aos possíveis perigos que o trânsito pode apresentar. Utilizar cinto de segurança, transportar crianças em cadeiras adequadas à sua faixa etária, não ingerir bebidas alcoólicas bem como utilizar substâncias que alteram a percepção normal dos motoristas são medidas preventivas que devem ser respeitadas. Obedecer às leis de trânsito, o que inclui atenção sobretudo em dias de chuva, dirigir no limite de velocidade recomendada, não utilizar o celular se estiver dirigindo e ter prudência e bom senso, são medidas que mantém a paz no trânsito, evitam traumatismos e salvam vidas.
O Cirurgião Dentista tem um papel importante no atendimento de urgência e na correção das sequelas de trauma de face, uma vez que atua prioritariamente no restabelecimento da estética e funcionalidade do sistema estomatognático. Sendo assim, a Odontologia apoia e contribui nas ações do Maio Amarelo, pois o melhor tratamento sempre será a prevenção, então no trânsito, escolha a vida!
REFERÊNCIAS
Fundação Centro Nacional de Segurança (FUNDACENTRO). Maio Amarelo: Campanha Maio Amarelo reforça a importância de ações para reduzir acidentes de trânsito. Governo Federal. 2023. Disponível em: < https://www.gov.br/fundacentro/ptbr/comunicacao/noticias/noticias/2023/maio/movimento-maio-amarelo-reforca-a-importancia-de-acoes-para-reduzir-acidentes-de-transito>. Acesso em: 9 abril 2024.
MAIA, S. Éberson da S.; DIAS, L. P. da S.; CARDOSO, L. I. S.; FIRMINO, B. da S.; BESERRA, P. S.; CARVALHO, M. S.; MOREIRA, T. C. A.; DA SILVA, K. R. V. Epidemiologia das fraturas dos ossos da face no brasil - Revisão integrativa / Epidemiology of face bone fractures in brazil - Integrative review. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 23801–23808, 2021. DOI: 10.34119/bjhrv4n6-014. Disponível em <https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/38982>. Acesso em: 10 abril 2024.
Ministério da Saúde 2023. Vigilância em Saúde: Ministério da Saúde lança documento com dados sobre lesões de motociclistas no trânsito. Governo Federal. 2023. Disponível em: < https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/abril/ministerio-da-saude-lanca-documento-com-dados-sobre-lesoes-de-motociclistas-no-transito>. Acesso em: 9 abril 2024.
PAGLIARINI, J. L.; DE CARVALHO, B. F.; LIMA, I. B.; E TELES, B. de J. T.; FEITOSA, J. do N.; HENRIQUE, N. N. de O.; BRITO, P. A.; DE ARAÚJO, R. J. G. Traumas faciais associados a acidentes motociclísticos. 2023. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 13239–13249, 2023. DOI: 10.34119/bjhrv6n3-377. Disponível em: < https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/B>. Acesso em 9 abril 2024.
PAGLIARINI, J. L.; DE CARVALHO, B. F.; LIMA, I. B.; E TELES, B. de J. T.; FEITOSA, J. do N.; HENRIQUE, N. N. de O.; BRITO, P. A.; DE ARAÚJO, R. J. G. Traumas faciais associados a acidentes motociclísticos. 2023. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 13239–13249, 2023. DOI: 10.34119/bjhrv6n3-377. Disponível em: < https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/B>. Acesso em 9 abril 2024.