Esqueci a senha
 
      Institucional
Graduação
Pós-Graduação
In Company
Orientação Profissional
Notícias
Pesquisa
Ouvidoria
Contato
Página Principal > Pós-Graduação >

MBA - Engenharia de Manutenção


 

Objetivos

O Curso de especialização em Engenharia de Manutenção tem os seguintes objetivos:
1. Capacitar profissionais na área de manutenção de forma integrada e abrangente com conhecimentos nas diversas disciplinas necessárias para Engenharia de manutenção.
2. Possibilitar uma revisão e a melhoria do crescimento pela exposição teórica e apresentação de casos práticos dos aspectos teóricos e práticos que estão presente no dia-a-dia das atividades da manutenção;
3. Desenvolver habilidades para dar suporte à implementação de sistemas de manutenção;
4. Colocar os alunos diante das modernas técnicas de Manutenção, Qualidade, Estatísticas, Gestão, Recursos Humanos aplicados a engenharia de manutenção existente no mercado;
5. Instrumentalizar os participantes para a busca de melhores resultados operacionais de manutenção assim como a melhoria da confiabilidade e disponibilidade dos ativos da empresa
.

 

Justificativa

Atualmente, a Produção de bens e de serviço é uma das áreas que mais sofreram modificações dentro do mundo empresarial. Ao lado de preocupações antigas, como a otimização dos processos produtivos e a qualidade dos produtos, surgiram novas exigências, tais como a flexibilização da produção, menor vida útil dos produtos, maior variedade com menor quantidade, customização de produtos e serviços e a integração entre produção e demanda.
Pode-se afirmar que essas preocupações estão obrigando a empresa brasileira a buscar melhorias do seu sistema de manutenção e da sua eficiência produtiva a partir de uma maior disponibilidade e confiabilidade dos seus ativos de produção.
O novo contexto pede novas técnicas de manutenção e de abordagens profissionais como também, um novo modelo de pensar o sistema de manutenção. Assim, o curso de especialização em Engenharia de Manutenção é endereçado à formação de profissionais capacitados a lidarem com os aspectos da nova maneira de pensar e agir o setor e as atividades de manutenção.


 

Público Alvo

Profissionais com nível superior em Administração, Engenharia, Economia ou profissionais de manutenção e áreas afins - tanto de empresa de processo de fabricação quanto de prestação de serviços - interessados em ampliar suas capacidades gerenciais e no aprendizado de técnicas de manutenção e de gestão dos processos de manutenção.


Metodologia

O curso será constituído de aulas expositivas, constantemente ilustradas com a utilização de vídeos e "softwares" educacionais, contando ainda com a realização de seminários e com a discussão de casos práticos.  Nas aulas expositivas serão utilizadas as técnicas de apoio pedagógico necessárias a fixação de conhecimentos, além do incentivo à participação e discussão dos conteúdos, utilizando a lógica de trabalhos em grupo e relatos de experiências dos alunos.

Módulo Disciplinas Carga horária
1 Liderança transformadora e gestão do desempenho pessoal na manutenção 21
2 Estratégias de manutenção 21
3 Gestão de custos aplicados a manutenção industrial 21
4 Estrutura organizacional e planejamento e controle da manutenção 28
5 FMEA - Análise do modo e efeito da falha e FTA aplicado a manutenção - Análise da arvore de falha 28
6 Cadeia de suprimentos e gestão dos recursos materiais de manutenção 21
7 Sistema de produção e pensamento Lean aplicado a manutenção 28
8 Gestão de processos e indicadores de desempenho aplicado a manutenção 21
9 Negociação e processo decisório em manutenção 21
10 Manutenção centrada na confiabilidade - RCM 21
11 Gestão de projeto aplicado a manutenção 21
12 TPM - Manutenção produtiva total 21
13 Engenharia da saúde, segurança e meio ambiente aplicado a manutenção 21
14 Business game 21
15 Seminário interdisciplinar 15
16 Metodologia da pesquisa e trabalho de conclusão 30
**As disciplinas não seguem necessariamente a ordem apresentada acima **
 

 

Carga Horária e Período Letivo


360 horas/aula distribuídas ao longo de 18 meses, 2 encontros por semana conforme disponibilidade de turmas pré determinadas pelo IBGEN.

 

Horário das aulas quinzenais


Sextas-feiras: 19h às 23h e sábados: 8h às 12h e das 13h às 17h

 

Horário das aulas semanais


Segundas e Terças ou Quartas e Quintas ou Quintas e Sextas das 19h às 22h30min

 

 

 

Previsão de Início
 
 Turma I - 07/05 - Quartas e Quintas

 
 

Documento e Procedimento para Inscrição

  • Ficha de inscrição (formulário próprio a ser preenchido no momento da inscrição)

  • Cópia do RG, CPF e comprovante de residência.

  • Cópia do diploma da graduação (frente e verso) e do histórico acadêmico da graduação*

  • 01 foto 3X4

  • Curriculum Vitae

Para efetivar sua inscrição, dirija-se ao IBGEN no horário das 13:30hs às 21hs, ou aos sábados das 9hs às 13hs. Se preferir, a documentação poderá ser entregue via correio ou motoboy (aos cuidados do Núcleo de Relações Empresariais e Marketing) juntamente com o pagamento da matrícula (valor equivalente à primeira mensalidade). A confirmação da matrícula se dará mediante o pagamento da primeira mensalidade.

*Cópias autenticadas ou apresentação dos documentos originais.
 

Metodologia

O curso é constituído de aulas expositivas, constantemente ilustradas com a utilização de vídeos e "softwares" educacionais, contando ainda com a realização de seminários e com a discussão de casos práticos. Nas aulas expositivas, são utilizadas técnicas de apoio pedagógico necessárias à fixação de conhecimentos, além do incentivo à participação e à discussão dos conteúdos, utilizando a lógica de trabalhos em grupo e relatos de experiências dos alunos.
Com o objetivo de aumentar a produtividade, dando maior flexibilidade aos alunos, algumas disciplinas terão o apoio do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA do IBGEN. O IBGEN reconhece que o papel do aluno, na realização de tarefas e trabalhos, é primordial para seu aprendizado e a obtenção dos resultados almejados com o curso. Assim, o uso do ambiente virtual, para realização de tarefas, trabalhos e aprofundamento de leituras e análises, é fundamental. Em algumas disciplinas, onde exista maior carga de tarefas e trabalhos, excepcionalmente, estas serão feitas em horário de aula, tornando estas disciplinas semi-presenciais.


 
Pré-Requisito

Para a obtenção do grau de Especialista, é necessária a formação superior completa até a data de início do curso.


 
Certificação

Serão fornecidos, aos alunos que atenderem aos critérios de aprovação estabelecidos, certificados de Pós-Graduação, em nível de Especialização, Lato sensu, modalidade MBA.


 
Investimento

Valor Total R$ 12.100,00 podendo ser parcelado em até 22x fixas (1+21).
 Funcionários de empresas parceiras possuem descontos especiais.
 
Material Didático

As apostilas são fornecidas pelo IBGEN a cada aluno.
 
Local de Realização do Curso

Barão do Amazonas, 46 - Petrópolis - CEP: 90670-000
Porto Alegre – RS

 

IBGEN - Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios
Rua Barão do Amazonas, 46
 |  Petrópolis
Porto Alegre, RS  |  CEP 90670-000
51.3332.0202  |  ibgen@ibgen.com.br