IBGEN:: Cursos de Graduação, MBA e Pós-Graduação em Porto Alegre

Saiba mais sobre o IBGEN

Quem Somos

Educação de excelência de mãos dadas com o mercado de trabalho. Esse é o compromisso da Faculdade IBGEN.

Acreditamos na meritocracia e entendemos que o mercado de trabalho recompensa as pessoas pelos resultados que elas geram.

Estamos cientes que temos que preparar nossos alunos para os desafios de hoje e de amanhã, para um mundo em que a única certeza é a mudança e onde o acesso ao conhecimento não determina o sucesso, mas sim a capacidade de selecionar as informações, aprender com elas e lidar com as novas situações. Para fazer frente a este desafio, dispomos de uma estrutura educacional moderna e de uma sólida base tecnológica.

História

Fundado em 30/01/1996, o IBGEN - Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios , iniciou suas atividades atuando na Região Sul do país, oferecendo cursos de pós-graduação, projetos de pesquisa e assessoria junto à empresas.
No ano de 2004, obteve seu credenciamento junto ao MEC (Portaria 3828 de 18/11/2004) e o Recredenciamento através da Portaria nº 706 de 29/05/2012 e tornou-se uma IES - Instituição de Ensino Superior, autorizada a oferecer o curso de Bacharelado em Administração de Empresas (Portaria 3829 de 18/11/2004) com Habilitação em Gerência de Produção e Gerência de Serviços.

Em 2005, iniciou suas atividades em Porto Alegre, onde atualmente, possui mais de 1800 alunos freqüentando seus cursos de graduação e pós-graduação. Atuando no desenvolvimento de projetos corporativos, possui como clientes: Banrisul, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Sicredi.

Atendendo a exigência do Conselho Nacional de Educação, expressa na Resolução CNE/CES nº 4, de 13/7/05, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado, passou a oferecer o Curso de Administração, Reconhecido através da Portaria nº 771 de 06/04/2011 de uma forma diferenciada. Além de uma visão integrada da empresa, observa as áreas de serviços e produção, no sentido de, ao término do curso, o formando poder aprofundar seus estudos de forma mais embasada (Princípio da Educação Continuada).

No ano de 2006 obteve a autorização do MEC (Portaria nº1.185 de 28/12/2006, D.O.U. de 29/12/2006) para o funcionamento do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. Em meados de 2008 o IBGEN obteve a autorização do MEC para o funcionamento do curso de Bacharelado em Psicologia (Portaria nº189 de 10/03/2008), e a autorização para o funcionamento dos cursos superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira e Gestão da Tecnologia da Informação (Portaria nº74 de 10/03/2008), estando o curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Reconhecido pela Portaria nº 51 de 28/05/2012, o curso superior de Tecnologia em Gestão Financeira Reconhecido pela Portaria nº 430 de 21/10/2011 e o curso superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação Reconhecido através da Portaria n° 151 de 17/08/2012.

Com dezessete anos de história, o IBGEN está entre as principais escolas de negócios do país e visa a geração duradoura de valores para as empresas contratantes. Tem como compromisso identificar, atender e superar as expectativas em ensino empresarial, alinhado às mais respeitadas escolas de negócios, nacionais e internacionais.

 

Missão

Formar cidadãos conscientes, que atuem como gestores qualificados nas diferentes áreas, níveis e tipos de organizações existentes, capazes de contribuir ativamente na construção de uma sociedade melhor e mais sustentável.

Visão

Centro de referência em termos de formação e aperfeiçoamento de profissionais para atuar em todos os níveis do contexto social, institucional e empresarial.

Valores

  • busca permanente da qualidade em educação, saúde e tecnologia;
  • preocupação permanente com a satisfação das pessoas que fazem parte do IBGEN;
  • foco no ser humano e qualidade de vida em saúde e comunicação;
  • foco primordial no acadêmico e na qualidade de ensino e da aprendizagem;
  • cultivo do convívio social em termos de mútuo respeito e cooperação atuando com consciência crítica na sociedade;
  • promoção do bem-estar social por todos os meios legítimos;
  • realização da pesquisa e do desenvolvimento cultural;
  • desenvolvimento integral da pessoa, segundo os princípios humanísticos;
  • desenvolvimento do senso crítico e a auto-crítica, sem perda dos valores legítimos do amor, sentimentos e emoções;

Palavra do Diretor

Muitas conquistas têm orgulhado nossa Instituição de Ensino Superior. Gostaria de ressaltar algumas delas e compartilhar com todos os alunos, professores e funcionários do IBGEN esses reconhecimentos alcançados.
O MEC recentemente publicou os resultados do ENADE - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - onde o IBGEN aparece em primeiro lugar como a MELHOR GRADUAÇÃO particular da Grande Porto Alegre. Nosso curso de Administração de Empresas é o ÚNICO curso particular no estado do Rio Grande do Sul a obter o conceito máximo (5) no ENADE.

Após recebermos conceito máximo do MEC também no curso de Direito, o Conselho Nacional de Educação - CNE - autorizou o início das atividades desse curso, que é absolutamente inovador no Sul do País, pois tem como ênfase o Direito Empresarial. Trata-se do primeiro curso de graduação em Direito com essa característica, suprindo uma necessidade demandada pelas organizações privadas e públicas escutadas pelo IBGEN.

Na área de pós-graduação, fomos o ÚNICO MBA do Rio Grande do Sul listado como um dos melhores MBAs do Brasil na categoria MBA Executivo da Revista Você S/A.

No setor de projetos empresariais, o IBGEN foi escolhido pela PETROBRAS como seu fornecedor em projetos de capacitação gerencial para aproximadamente 2.000 colaboradores dessa importante empresa brasileira, realizando cursos em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Macaé, Salvador, Curitiba.

Essa trajetória denota o crescimento com alta qualidade que o IBGEN tem consolidado ao longo de seu histórico. Os reconhecimentos valorizam o currículo do profissional que busca uma diferenciação e que estuda no IBGEN.

Sucesso para todos os que integram a realização desse sonho, qual seja, a construção de uma Instituição de Ensino Superior referência em suas áreas de atuação.


Prof. Dr. Sílvio Ceroni

Diretor Geral do IBGEN

CPA

Nos termos do artigo 11 da Lei nº 10.861/2004, a qual institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), toda instituição concernente ao nível educacional em pauta, pública ou privada, constituirá Comissão Permanente de Avaliação (CPA), com as atribuições de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Aquela obedecerá às seguintes diretrizes:
I - constituição por ato do dirigente máximo da instituição de ensino superior, ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos;
II - atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

Relatórios:

Relatório CPA 2013

Relatório CPA_2014

Relatório CPA_2015 

Regimento

Acesse o regimento da  Faculdade IBGEN: AQUI