IBGEN:: Cursos de Graduação, MBA e Pós-Graduação em Porto Alegre

Parceria Operacional Ftec e IBGEN

Preparamos  este Perguntas e Respostas para ajudar a esclarecer as dúvidas de nossos alunos e comunidade sobre o processo de parceria operacional entre FTEC e IBGEN. Ao final da leitura, se você ainda tiver alguma dúvida, mande um email para ibgen@ibgen.com.br ou para eduardoaraujo@ftec.com.br.

 

1. Qual o motivo principal desse novo modelo?

A FTEC Porto Alegre e a Faculdade IBGEN estão criando esta parceria operacional para ampliarem ainda mais os seus índices de qualidade, crescer e expandir suas atividades de Ensino. Em conjunto, somam e passam a oferecer um portfólio de 25 Cursos Superiores, nas três unidades em Porto Alegre, destes, nove também na modalidade EAD, ofertados no polo da Uniftec na unidade Centro da FTEC Porto Alegre.

 

2. Como funcionará a nova gestão? Qual seu diferencial?

As duas IES continuam funcionando com mantenedoras e credenciamento no MEC separados e autônomos. Pela parceria, somarão forças e competências e ganhos operacionais. A FTEC trará sua expertise nas áreas de Design, Engenharias, Gestão e TI, que se somará às experiências e competências nas áreas de Negócios, TI, Direito e Psicologia do IBGEN.


3. Haverá algum ganho para os alunos?

Certamente, este é um dos pontos mais importantes da nova operação. Com ela, teremos três sedes, no Centro, à Rua Com. Manoel Pereira 249, a FTEC Negócios, Tecnologia e Criatividade, na Zona Norte, na Av. Assis Brasil, 7765, a FTEC Engenharias, Arquitetura e Design, e em Petrópolis, na Rua Barão do Amazonas, 46, o IBGEN Negócios, Psicologia e Direito, todas participantes da rede operacional do Grupo FTEC. Com esta uniao, além do aumento significativo de cursos e maior flexibilidade de locais para estudar, teremos uma melhor estrutura de apoio tecnológico e de atendimento aos alunos. Como por exemplo, na unidade Centro:

- Melhor infraestrutura, com 7 laboratórios de informática;
- Coordenadores presentes todas as noites;

- Espaço Empreendedor, com sala de Design Thinking e Espaço Coworking;
- Cantina;
- Xerox;
- Auditório;
- Biblioteca com amplo acervo;
- Van disponível para levar ao terminais de ônibus.

 

4. E os alunos da unidade IBGEN Centro, poderão estudar na FTEC Centro, maior e com melhor estrutura?

Claro, os alunos do IBGEN Centro serão convidados a se transferir para a FTEC Centro, em condições especiais. Aqueles que quiserem cursos que só tem no IBGEN Petrópolis e hoje estão no Centro, também poderão transferir para Petrópolis. A ideia aqui é ampliar a qualidade da oferta, em termos estruturais, das instituições parceiras IBGEN e FTEC, e descontinuar a operação Centro do IBGEN.

 

5. Haverá demissão de colaboradores e/ou professores?

O foco desta operação é o crescimento. Vamos combinar as competências das duas operações que continuam distintas mas, em termos de ofertas, são muito complementares. Passaremos, nesta operação compartilhada, a oferecer ao mercado 25 cursos de graduação, além das Pós graduações. Isto irá gerar novas oportunidades e desafios para todos os colaboradores.

 

6. O valor das mensalidades será mantido?

Sim. Os atuais alunos terão garantidos os valores das suas mensalidades, com os reajustes contratuais já previstos, para o atual curso e campus do aluno. Os alunos transferidos inclusive, terão condições especiais.

 

7. Nesta parceria operacional, como será integração das culturas das instituições?

As duas instituições têm filosofias de trabalho muito semelhantes. Houve grande identidade de valores e essa sinergia está sendo tratada há alguns meses. Teremos agora uma etapa de grande crescimento e com muitas novidades. Isto serve para aproximar as pessoas e ajustar os naturais novos fluxos de trabalho que surgirão. Estamos planejando alguns momentos de troca de experiências e integração entre as pessoas para manter o bom ambiente de trabalho que já existe nas duas organizações, agora parceiras.


8. Haverá migração de alunos?

Os alunos da Unidade Centro do IBGEN serão transferidos à FTEC Centro a partir de 2017/1. Serão realizados aproveitamentos da carga horária cursada, tendo como diretriz preservar o tempo e o investimento feito pelos alunos. Estes aproveitamentos serão apresentados a cada um dos alunos, antes das rematrículas.


9. Haverá união das marcas?

Não, as unidades continuam com suas marcas de origem. Somente a unidade Petrópolis, que agora compartilha o benefício de ter sua operação apoiada por uma rede de ensino, o Grupo FTEC, terá esta anotação ao lado de sua marca tradicional – IBGEN.

 

10. Como fica a qualidade do ensino?

FTEC e IBGEN sempre primaram pela qualidade do ensino que oferecem. É assim que somos reconhecidos pelo mercado de trabalho, pela qualidade dos profissionais que formamos. Com uma maior estrutura operacional compartilhada, a do Grupo FTEC, vamos investir ainda mais nesta prioridade.

 

11. Os alunos serão afetados de que forma?

Na melhora da qualidade dos serviços educacionais e da infraestrutura física e tecnológica. Ainda, com melhores resultados operacionais e acadêmicos devido a esta parceria, teremos uma maior capacidade de investimento.

 

12. Como fica o que já cursei? Vou perder alguma coisa?

As áreas pedagógicas das duas instituições estão trabalhando para identificar oportunidades de melhoria em ambas as operações, aproveitando as melhores práticas pedagógicas de uma e de outra. Tudo vai ser feito para que os alunos não sejam prejudicados. Queremos que todos continuem estudando conosco e que tragam mais amigos.

 

13. Isso vai atrasar minha formatura?

De forma alguma. A maior parte dos cursos não será afetada pela parceria operacional das instituições. Apenas os cursos da Unidade Centro do IBGEN que na sua maioria são comuns com os cursos da Unidade Centro da FTEC, poderão ter suas grades curriculares revisadas. Se isto vier a contecer, tomaremos todo o cuidado para que os alunos não sejam prejudicados e que toda a carga horária cursada seja aproveitada.

 

14. Quando será a rematrícula?

Para os alunos atuais do IBGEN Petrópolis e FTEC, a rematrícula permanece com o mesmo calendário. Para os atuais alunos do IBGEN Centro será divulgado um calendário até 14 de novembro;

 

15. Quem vai certificar meu curso de Pós-graduação?

Os alunos em curso terão suas Pós Graduações certificadas pelas Faculdades de Origem.

 

Se você ainda tem perguntas para fazer, mande sua dúvida para ibgen@ibgen.com.br ou eduardoaraujo@ftec.com.br. Será um prazer responder.