IBGEN:: Cursos de Graduação, MBA e Pós-Graduação em Porto Alegre

Curso: Curso Superior em Administração

[Curso Superior em Administração]

Objetivos do curso

 

O Curso de Bacharelado em Administração, na modalidade de educação a distância, tem por objetivo, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Graduação em Administração (Resolução CNE/CES 4/2005), formar administradores capazes de compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador. (Artigo 3º da Resolução CNE/CES 4/2005)
Os “campos de atuação do administrador”, de acordo com o artigo 2º, alínea b, da Lei nº 4.769/65 e artigo 3º do Regulamento aprovado pelo Decreto nº 61.934/67, são:
• Administração Financeira;
• Administração de Material;
• Administração Mercadológica / Marketing;
• Administração de Produção;
• Administração e Seleção de Pessoas / Recursos Humanos / Relações Industriais;
• Orçamento;
• Organização e Métodos e Programas de Trabalho;
• Campos Conexos.

Objetivos Específicos

 

O Curso de Bacharelado em Administração da Faculdade de Tecnologia TecBrasil – Ftec visa dotar os futuros profissionais de Administração de formação generalista e empreendedora, de modo a capacitar o egresso para a gerência e/ou direção de empresas comerciais, industriais, bancárias e de prestação de serviços.
A consolidação do Projeto Pedagógico, no que se refere ao perfil profissional, procura enfatizar o caráter qualitativo, quantitativo, evidenciando nestes, a essência do curso, com profissionais voltados a uma realidade contemporânea em gestão, que se concretiza como necessidade das mais diversas organizações. Portanto, indispensável se torna analisar, avaliar, considerar, entender, compreender, perceber, apreender, discutir, reconhecer e identificar tal transformação, inerente aos mercados, até para que se viabilize a integral formação do indivíduo na práxis de educar. Este quadro, em que se redesenha a realidade do próprio Brasil, possibilita estabelecer um vínculo com o presente projeto pedagógico, na medida em que, neste último, também não é possível se prescindir da interação cultural, econômica e social, como ferramentas da análise da evolução e do desenvolvimento dos parâmetros de ensino de Administração, objetivando a melhor sustentação do arcabouço teórico e prático, o qual se deriva das bases filosóficas e socioculturais, tanto quanto da missão, dos objetivos e do perfil profissiográfico desejado para o egresso do Curso de Administração.
O Curso de Administração terá os seguintes objetivos específicos:
1. Possibilitar ao egresso o domínio de conceitos que possam ajudar na análise de problemas gerenciais das diversas áreas funcionais, levando-o à tomada de decisão e à implantação eficaz de seus projetos;
2. Favorecer o conhecimento da complexidade das inter-relações existentes entre as diversas áreas funcionais da empresa, bem como a integração dos diferentes objetivos dessas áreas em uma política gerencial adequada ao interesse da organização como um todo;
3. Ampliar a referência em relação ao ambiente no qual a empresa desenvolve suas atividades, ou seja, nos campos, econômico, político, social, ecológico, tecnológico e concorrencial;
4. Dar sólido fundamento prático e teórico ao egresso nas diversas áreas de Administração;
5. Desenvolver aptidões específicas que melhorem o desempenho do egresso nas atividades de gestão;
6. Possibilitar a aquisição de aptidões empreendedoras para o desenvolvimento de novos produtos e/ou novas organizações.

já decidi meu curso quero me inscrever

Ainda tem dúvidas? Envie uma mensagem que retornaremos o mais rápido possível.

[Aguarde, carregando...]