IBGEN:: Cursos de Graduação, MBA e Pós-Graduação em Porto Alegre

Curso: Especialização em Psicologia Clínica

Por meio de técnicas integradas, a Especialização em Psicologia Clínica da Faculdade IBGEN forma profissionais capacitados para atender pacientes, diagnosticando disfunções e desenvolvendo habilidades pessoais, afetivas, profissionais e familiares.

[Especialização em Psicologia Clínica]

Conheça a Especialização em Psicologia Clínica da Faculdade IBGEN:

 

Forma de seleção:

Entrevista presencial realizada com os candidatos, a qual deve ser agendada pelo telefone (51) 3346.6588.

 

Objetivos:

O curso tem como objetivo a qualificação em nível de especialização lato sensu em Psicologia Clínica, com vistas a preparar os profissionais para atuar com excelência no diagnóstico de disfunções e atender a seus pacientes, de modo a alcançar às expectativas estabelecidas na justificativa dessa proposta.

Pelo exposto, o objetivo fundamental não é tratar doença emocional, mas desenvolver habilidades sociais, interpessoais, afetivas, profissionais e familiares, é claro, sem descurar das patologias que eventualmente acompanham a natureza humana, tornando o ser humano disfuncional em suas relações.

O programa foi desenvolvido a fim de desenvolver competências específicas para atuação clínica, levando em conta o paciente, sua problemática e seu contexto. Essas competências visam capacitar o futuro especialista para melhorar e aprofundar sua prática clínica, proporcionando-lhe condições técnicas de avaliar, diagnosticar, planejar o plano de tratamento e manejar situações eventuais que possam surgir durante o processo psicoterapêutico com seus pacientes.

Este modo de desenvolver a especialização tem ainda, por finalidade, estimular a vinculação e a integração dos conhecimentos adquiridos às atividades diárias dos profissionais, clínicas ou não, promovendo a troca de experiência, a crítica e o diálogo, resultando num aumento de seu potencial como psicólogo clínico.

Esse conjunto de objetivos, em conteúdos específicos, termina por capacitar os profissionais psicólogos no atendimento de pacientes, cujas disfunções emocionais derivem de estressores de naturezas as mais diversas, dentre eles os profissionais, os sociais, os financeiros e familiares, de forma a desenvolver nas pessoas habilidades que lhes permita lidar mais adequadamente com as tarefas e imposições das circunstâncias de vida do mundo atual.

Entendemos que, assim, estabelecemos um diferencial significativo através da dinâmica de curso.

 

Justificativa:

Tradicionalmente, na área da Psicologia Clínica, três tipos de técnicas são mais conhecidas e praticadas, geralmente, de forma isolada: psicodinâmica, terapia cognitiva e comportamental, com abordagens individual e sistêmica. No entanto, a psicoterapia com ênfase em técnicas integradas vem se configurando como uma alternativa no que diz respeito à psicoterapia, pois permite ao psicoterapeuta escolher e aplicar as técnicas psicoterapêuticas de acordo com a demanda e as disponibilidades pessoal e material do paciente.

Some-se às considerações acima, as circunstâncias que se vive hoje em função da globalização, onde a digitalização e a consequente instantaneidade de dados e informações exigem do ser humano maior racionalização de tempo e recursos, sejam eles emocionais e ou financeiros.

Cabe ao psicólogo clínico desenvolver habilidades técnicas integradas que privilegiem de forma analógica o exame das circunstâncias históricas e atuais da vida emocional do ser humano que o procura.

Este conjunto de considerações, então, justifica a proposta de execução de um Curso de Especialização em Psicologia Clínica com Ênfase na Integração de Técnicas.

 

Público-alvo:

Profissionais graduados em Psicologia que desejam e tenham perfil para o exercício da Psicologia Clínica.

 

Modalidade:

Presencial.

 

Carga horária:

1060h – 360 horas teóricas + 700 horas práticas.

 

Investimento:

Confira nossas condições especiais para grupos e empresas parceiras. Entre em contato agora!

 

já decidi meu curso quero me inscrever

Ainda tem dúvidas? Envie uma mensagem que retornaremos o mais rápido possível.

[Aguarde, carregando...]