FTEC IBGEN:: Cursos de Graduação, MBA e Pós-Graduação em Porto Alegre

[INSCRIÇÕES ENEM 2016 - Encerradas]

Publicado em: 05/05/2016 às 14:00:00

INSCRIÇÕES ENEM 2016 - Encerradas

O Exame Nacional do Ensino Médio já tem datas e inscrições abertas desde o dia 9 de maio e vão somente até o dia 20 de maio. Até o momento 4 milhões de pessoas já se inscreveram.

O que é o ENEM?

 O Enem foi criado em 1999 e é uma prova que visa avaliar o desempenho dos alunos que cursam ou cursaram o ensino médio em escolas públicas. Os resultados servem de base para o governo federal ajustar seus objetivos para com o ensino médio brasileiro. O Enem é utilizado para ingresso em instituições de ensino superior em todo o Brasil.

Como inscrever-se no ENEM?

Pelo site http://enem.inep.gov.br em no máximo 15 minutos. Tenha RG e o CPF em mãos (se ainda não possui, providencie). Você precisará escolher entre Inglês e Espanhol como língua estrangeira. Após a inscrição será gerado um boleto no valor de 68 reais ou o aluno pode ainda pedir a isenção do pagamento, caso esteja incluso em alguma modalidade de gratuidade.

ISENÇÕES:

Quem tem direito?

  • Estudantes que estiverem matriculados em qualquer modalidade de ensino em escolas públicas, declaradas ao Censo Escolar da Educação Básica, e forem concluir o Ensino Médio ainda neste ano.
  • Candidatos que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada com renda familiar mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa, beneficiados pela Lei 12.799, e estudantes cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) também podem ser contemplados com a gratuidade, mediante declaração de carência.

 

Como solicitar a isenção?

O benefício pode ser requerido no ato da inscrição no Enem, que é feita exclusivamente pela internet. O candidato deve declarar carência socioeconômica, ou seja, responder a várias perguntas sobre sua situação social e financeira. Você também precisa ter os documentos que comprovem a situação declarada.

 

Resultado da solicitação

A concessão ou não do benefício deve ser verificada pelo próprio participante, no site do Enem, voltando a página do participante, 48 horas depois da solicitação da isenção. Os candidatos com pedidos indeferidos deverão gerar a GRU Simples na Página do Participante e efetuar o pagamento da taxa de R$ 68 reais.


 

PROVA

As provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro.

Sábado, dia 5: tempo de 4 horas e 30 minutos e questões ciências humanas e ciências da natureza.

Domingo, dia 6: o tempo será maior 5 horas e 30 minuto e as pergunta serão sobre linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática. Esse é o dia da redação também.

 

Os gabaritos oficiais das questões objetivas serão divulgados pelo Inep até o dia 9 de novembro, já os resultados oficias devem sair  apenas em 2017.

 

Mais informações em: http://portal.inep.gov.br/